Angola quer aumentar produção de cereais para 5 milhões de toneladas até 2027

14 Dezembro 2022 | Agricultura | AGENCEECOFIN

Angola quer aumentar produção de cereais para 5 milhões de toneladas até 2027

Em Angola, o executivo quer aumentar a produção de cereais, entre os quais trigo, arroz e milho, para 5 milhões de toneladas nos próximos cinco anos, no âmbito do seu Plano Nacional de Fomento da Produção Cereal "PlanaGrao". O anúncio foi feito em nota divulgada nesta terça-feira, 13 de dezembro, pelo Ministério da Economia e do Plano.

 

Esse roteiro, que também prevê aumentar a produção de leguminosas, no caso a soja, para 1 milhão de toneladas no longo prazo, exigirá um investimento de cerca de US$ 5,7 bilhões até 2027. Nos detalhes, 2,3 bilhões $ serão destinados particularmente para renovar a infraestrutura rodoviária para abrir áreas de produção e aumentar a área de superfície de culturas direcionadas em 2 milhões de hectares de terras agrícolas adicionais.

 

"Até 2027, prevê-se que 34% desta área seja destinada ao cultivo de trigo, 30% para arroz, 20% para soja e o restante para a produção de milho", especifica o comunicado.

 

O restante do envelope será utilizado através de instituições financeiras, incluindo o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA) e bancos comerciais para melhorar o acesso dos operadores do sector privado local ao crédito com taxas de juro mais atractivas.

 

Em 2021, Angola produziu mais de 3 milhões de toneladas de grãos segundo dados do executivo. No país, a conta de importação dessa categoria de alimentos chega a mais de 791 milhões $ por ano e é impulsionada principalmente pelas compras de trigo e arroz.


}